E então chegou o dia em que você decidiu se livrar do seu amigo de duas rodas e vender uma motocicleta. As razões para vender uma motocicleta podem ser diferentes, é claro. Principalmente eles vendem uma moto porque está desatualizada, um novo modelo de moto saiu, você gosta mais de uma marca ou modelo diferente de moto. Mas não vamos falar disso hoje. Tentaremos ajudá-lo a vender uma motocicleta e revelar os principais aspectos que devem ser considerados na hora de vender uma motocicleta.
Vamos começar inspecionando a motocicleta antes de vendê-la. Procure cuidadosamente por arranhões, amassados ou sujeira nas juntas das peças da motocicleta ou manchas de óleo no motor. Verifique o guidão da motocicleta e todos os botões de controle para manchas de suor de suas mãos. Se houver arranhões, remova qualquer amassado ou sujeira e dê uma boa lavagem em sua motocicleta se quiser vendê-la rapidamente e por um bom preço.
Observe atentamente a condição dos amortecedores, silenciador, freios e assim por diante. Verifique se há vazamento de óleo ou anticongelante. Verifique se a corrente da motocicleta está bem lubrificada e tensionada. Se houver uma avaria grave, é melhor consertar tudo ou avisar honestamente o comprador. Quer vender sua moto sem problemas no futuro? Seja honesto com o comprador.
Antes de tudo, olhe para o painel da motocicleta para ver se a luz do motor de verificação, abs, nível de óleo... e assim por diante estão. Se tudo estiver em ordem, não há necessidade de diagnosticar a motocicleta. Caso contrário, diagnostique a motocicleta e resolva o problema, principalmente se os avisos estiverem vermelhos. Pois o comprador verá imediatamente no painel que a moto está com problemas e a diferença no preço da moto será bem menor do que você gasta em reparos. Em geral, será difícil vender uma motocicleta com avisos no painel.
Pegue toda a documentação da motocicleta e certifique-se de que toda a documentação necessária esteja no lugar. E se não, então é melhor gastar dinheiro e tempo na restauração de documentos, pois não será fácil vender uma motocicleta sem os documentos necessários. O comprador simplesmente não poderá registrar a motocicleta para si mesmo, e também é improvável que seja possível restaurar os documentos sem você. Cada país tem suas próprias regras e sua própria lista de documentos necessários ao vender uma motocicleta, portanto, verifique novamente se todos os documentos estão em vigor.
A quilometragem de uma motocicleta afeta muito o preço de venda. Quanto menor a quilometragem, melhor e, portanto, é muito importante que você possa verificar a quilometragem da sua motocicleta se quiser vender a motocicleta por mais. Se o seu livro de serviços não estiver preenchido, é melhor entrar em contato com o centro de serviços e deixá-los colocar as marcas necessárias no livro de serviços. E se não houver livro de serviço, peça uma impressão com o histórico de serviço.
Sua moto está pronta para ser vendida. E como agora descobrir por qual preço você pode vender uma motocicleta? Cada país tem sites com motocicletas à venda, como autoscout24.com , mobile.de , bilbasen.dk , auto.ru , otomoto.pl, ... e assim por diante. Veja nesses sites quanto custa a mesma moto que a sua, com as mesmas opções e aproximadamente a mesma quilometragem. Mas lembre-se de que, se um revendedor vender a mesma motocicleta, seu preço será de 10 a 15% menor que o do revendedor, porque o revendedor vende não apenas a motocicleta, mas também o serviço e a garantia. Por exemplo, se um revendedor vende a mesma motocicleta por 15 mil, então seu preço será algo em torno de 13 mil, porque você não tem garantia, nem serviço, mas apenas uma motocicleta. Aqui está o preço pelo qual você pode vender uma motocicleta.
Há momentos em que você precisa se livrar de uma motocicleta rapidamente, precisa de dinheiro com urgência ou de uma mudança, ... e assim por diante. Nesse caso, você pode vender a motocicleta para revendedores ou revendedores. Entre em contato com eles ou apenas coloque um anúncio na Internet, mas o preço já estará em algum lugar 30% abaixo do mercado e isso é normal, pois eles revendem sua moto e essa é a renda deles. Se você precisar vender uma motocicleta com urgência e lhe for oferecido um preço de cerca de 30% abaixo do preço de mercado, você pode concordar com esse preço e se livrar da motocicleta rapidamente.
Nunca venda uma motocicleta sem um contrato de venda. Você não pode saber sobre os planos do comprador para o futuro e o que acontecerá com ele amanhã. Portanto, é muito importante vender a motocicleta também em termos legais. Os modelos do contrato podem ser baixados na Internet em qualquer país e em qualquer idioma, ou mesmo escritos em letra cursiva. Preencha o contrato em duas vias e certifique-se de indicar quem é o comprador e o vendedor, a marca e modelo da motocicleta, número do chassi, quilometragem e preço em números e palavras. Em seguida, assine ambos e date-os. E não se esqueça de cancelar o registro da sua moto também. Esta é a única maneira de provar legalmente que você não está mais relacionado a esta motocicleta.
Isso é tudo. Espero que nosso conselho o ajude a vender sua motocicleta por um bom preço e sem problemas no futuro. Você também pode anunciar uma motocicleta à venda em nosso site autoExus, e tudo é totalmente gratuito. Além disso, compartilhe suas ideias nos comentários do artigo, talvez eu tenha esquecido algo ou talvez você queira adicionar algo. Ficaremos felizes com qualquer uma de suas sugestões.