Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios e para analisar nosso tráfego. Política de Privacidade Política de Cookies

Sede da PSA Peugeot Citroën em Paris

Peugeot: Paixão e Performance em Movimento


A PSA Peugeot Citroën SA é uma fabricante de automóveis francesa com sede em Paris, França. Em 2021, a Peugeot se fundiu com a Fiat Chrysler Automobiles para formar uma nova empresa chamada Stellantis, com sede em Londres, Reino Unido.

História da marca Peugeot.


A família Peugeot

A Peugeot foi fundada em 1810 por Jean-Pierre Peugeot, um membro da família Peugeot, que inicialmente iniciou um negócio familiar produzindo serras, molas e outros produtos de metal na cidade de Hérimoncourt, no leste da França. No início do século 19, o filho de Jean-Pierre, Jean-Pierre II, começou a explorar novos mercados para os produtos da empresa. Em 1830, a família Peugeot começou a produzir moinhos de café, que se tornaram muito populares e bem-sucedidos. O sucesso dos moinhos de café levou à expansão da família para outros bens de consumo, inclusive bicicletas.

Armand Peugeot projetou o primeiro carro Peugeot
Peugeot Tipo 1

Primeiro carro Peugeot - Tipo 1

O primeiro carro Peugeot foi o Peugeot Type 1, produzido em 1891. O Peugeot Type 1 era um veículo movido a vapor de três rodas que atingia uma velocidade máxima de 15 quilômetros por hora. Foi projetado e construído por Armand Peugeot, que foi o fundador da Peugeot. Após o sucesso do Peugeot Type 1, a empresa começou a produzir carros movidos a gasolina de quatro rodas, começando com o Peugeot Type 2 em 1892. O Peugeot Type 2 era movido por um motor de dois cilindros e podia atingir uma velocidade máxima de 20 quilometros por hora.

Peugeot e a Primeira Guerra Mundial

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Peugeot foi um dos principais fornecedores de veículos e equipamentos militares para o exército francês. A empresa produziu uma variedade de veículos para uso militar, incluindo carros, caminhões e motocicletas, e também desenvolveu novas tecnologias para apoiar o esforço de guerra. Por exemplo, a Peugeot projetou e construiu um novo tipo de metralhadora que foi usada pelos soldados franceses durante a guerra. Após o fim da guerra, a Peugeot retomou a produção civil e continuou a crescer como fabricante automotivo líder. A experiência adquirida durante a guerra ajudou a fortalecer as capacidades de engenharia e fabricação da empresa, o que permitiu que ela se tornasse um importante player na indústria automotiva global nos anos seguintes.

Carro blindado Peugeot para o exército francês
Peugeot 201 1929

Peugeot depois da Primeira Guerra Mundial

Após a Primeira Guerra Mundial, a Peugeot retomou a produção de carros civis e introduziu vários novos modelos, incluindo o Peugeot 201 e o Peugeot 301, que se tornaram populares entre os consumidores e ajudaram a estabelecer a marca como líder no mercado automotivo europeu. Durante este período, a Peugeot também continuou a desenvolver novas tecnologias e inovações de engenharia. Por exemplo, em 1929, a empresa lançou o primeiro carro movido a diesel, o Peugeot 201 D, conhecido por sua eficiência de combustível e confiabilidade. A Peugeot também expandiu suas operações além da França durante este período, estabelecendo subsidiárias e fábricas em outras partes da Europa, bem como na África e na América do Sul.

Peugeot na década de 1930

A empresa dos anos 30 continuou a expandir a sua gama de veículos e a desenvolver novas tecnologias. Durante esta década, a Peugeot produziu vários modelos populares que ajudaram a estabelecer a marca como um fabricante automotivo líder. Um dos modelos Peugeot mais notáveis da década de 1930 foi o Peugeot 402, que foi introduzido pela primeira vez em 1935. O Peugeot 402 era um carro de tamanho médio que estava disponível em uma variedade de estilos de carroceria, incluindo sedã, cupê e conversível. Outro modelo importante introduzido nesta década foi o Peugeot 202, lançado em 1938. O Peugeot 202 era um carro compacto projetado para ser acessível e econômico. A Peugeot também continuou a produzir uma gama de veículos comerciais e motocicletas durante a década de 1930.

Peugeot 402 1936
Caminhão Peugeot DMA 1941

Peugeot e a Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, as fábricas da Peugeot na França foram novamente convertidas para produzir equipamentos militares para as forças de ocupação alemãs. A empresa foi obrigada a produzir veículos e outras máquinas para o exército alemão, incluindo caminhões e tanques. A produção de veículos civis foi significativamente reduzida devido a restrições de recursos e interrupções na cadeia de suprimentos. Apesar desses desafios, a Peugeot conseguiu sobreviver à guerra e retomar a produção civil após a libertação da França em 1944. No entanto, a empresa enfrentou desafios significativos no período pós-guerra, enquanto a economia francesa lutava para se recuperar da devastação da guerra.

Peugeot depois da Segunda Guerra Mundial

Após a Segunda Guerra Mundial, a Peugeot enfrentou desafios significativos enquanto trabalhava para reconstruir suas capacidades de fabricação. No entanto, a empresa conseguiu sobreviver e prosperar no pós-guerra, introduzindo diversos novos modelos e expandindo sua atuação pelo mundo. Um dos modelos Peugeot mais importantes introduzidos no período pós-guerra foi o Peugeot 203, lançado pela primeira vez em 1948. O Peugeot 203 era um carro de tamanho médio popular entre os consumidores por seu design elegante e recursos avançados de engenharia, como como freios hidráulicos e suspensão independente. O modelo foi um sucesso comercial e ajudou a estabelecer a marca como um dos principais players do mercado automotivo europeu.

Peugeot 203 lançado em 1948
Peugeot e-208

peugeot hoje

Nos anos que se seguiram, a Peugeot continuou a expandir suas operações em todo o mundo, estabelecendo subsidiárias e fábricas na Ásia, África e América do Sul. A empresa também introduziu vários novos modelos, incluindo o Peugeot 403 em 1955 e o Peugeot 404 em 1960, que se tornaram populares entre os consumidores e ajudaram a estabelecer ainda mais a reputação da marca em termos de qualidade e inovação. A Peugeot também desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da indústria automotiva europeia durante esse período, ajudando a estabelecer a Comunidade Econômica Européia e trabalhando para padronizar as regulamentações de fabricação e segurança em todo o continente. Hoje, a Peugeot é uma marca automotiva líder global com forte presença na Europa e em todo o mundo. A empresa continua inovando e desenvolvendo novas tecnologias, com foco em veículos elétricos e híbridos, buscando se posicionar como líder na transição para a mobilidade sustentável.

Aquisição Citroën e Grupo PSA

Em 1976, a Peugeot adquiriu a Citroën para formar a PSA Peugeot Citroën, que mais tarde se tornou o Groupe PSA. A fusão foi um evento significativo na história de ambas as empresas, pois criou uma das maiores fabricantes de automóveis da Europa e estabeleceu a Peugeot como um dos principais players da indústria automotiva global. A fusão permitiu que a Peugeot se beneficiasse da experiência da Citroën em engenharia inovadora e sistemas avançados de suspensão, enquanto a Citroën ganhava acesso às capacidades de fabricação e recursos financeiros da Peugeot. As duas empresas continuaram a operar como marcas separadas sob o guarda-chuva PSA Peugeot Citroën, com cada marca mantendo sua própria identidade e linhas de produtos distintas.

grupo PSA
Michael Lohscheller, CEO da Opel, e Carlos Tavares, CEO do Grupo PSA

Aquisição da Opel e Vauxhall da General Motors

Em 2017, o Groupe PSA, dono das marcas Peugeot, Citroën e DS, adquiriu a Opel e a Vauxhall da General Motors por 2,2 bilhões de euros. A aquisição tornou o Groupe PSA o segundo maior fabricante de automóveis da Europa, atrás apenas da Volkswagen. Como parte da aquisição, o Groupe PSA renomeou-se como Stellantis em 2021. A Opel e a Vauxhall continuam a operar como subsidiárias da Stellantis.

Evolução do logo Peugeot

O logotipo da Peugeot evoluiu ao longo dos anos. Aqui está uma breve visão geral de sua evolução:
1847: O primeiro logotipo da Peugeot apresentava um leão em pé sobre uma flecha, com as letras "P" e "S" em ambos os lados da flecha.
1858: O segundo logotipo da Peugeot apresentava um leão mais estilizado em pé sobre uma flecha, com as letras "P" e "L" em ambos os lados da flecha. O leão deveria simbolizar as qualidades de força, flexibilidade e velocidade.
1875: O terceiro logotipo da Peugeot apresentava uma cabeça de leão, com as letras "P" e "S" abaixo dela.
1948: O quarto logotipo da Peugeot apresentava uma cabeça de leão mais detalhada, com as letras "P" e "E" abaixo dela.
1955: O quinto logotipo da Peugeot apresentava uma cabeça de leão mais aerodinâmica, com as letras "P" e "E" abaixo dela. Este logotipo foi desenhado pelo famoso designer de carros Flaminio Bertoni.
1976: O sexto logotipo da Peugeot apresentava uma cabeça de leão estilizada, com as letras "P" e "E" em ambos os lados.
1998: O sétimo logotipo da Peugeot apresentava uma cabeça de leão mais tridimensional, com as letras "P" e "E" abaixo dela.
2010: O oitavo logotipo da Peugeot apresenta uma cabeça de leão mais estilizada, com as letras "P" e "E" em ambos os lados. O logotipo pretende transmitir os valores de inovação, excelência e emoção.
2021: O novo logotipo da Peugeot apresenta um design mais minimalista e contemporâneo, com uma cabeça de leão arrojada e aerodinâmica como peça central. As letras "PEUGEOT" aparecem abaixo da cabeça do leão em letras maiúsculas, com uma nova fonte mais moderna e elegante. O logotipo tem visual monocromático, com fundo preto e cabeça de leão e letras prateadas.
Cada iteração do logotipo refletiu os tempos de mudança e a evolução da identidade da marca Peugeot.

Todos os logotipos da Peugeot

eXus Dev 24.5.2023

Peugeot - Revisões

Revisões
- 0 / 0 Revisões
Adicionar revisão
- Avaliar - 0